O Sebrae já é parceiro da AEXP desde 2021. E quando chegou a hora de planejar o Empretec Realiza em Minas Gerais, a entidade tinha um novo desafio: engajar mais de 400 Empretecos em um único dia. Foi aí que entramos em ação novamente.
No Realiza, uma feira de negócios de um dia, nossa missão era garantir que os Empretecos visitassem os estandes e, ao mesmo tempo, facilitar o networking entre eles. O Sebrae precisava das duas coisas funcionando juntas.
Tivemos pouco mais de 60 dias entre a concepção da ideia e a aplicação no evento. Nesse período, o Saga, que ainda não tinha esse nome, ganhou vida. Um sistema gamificado de engajamento acessado via QR code, sem necessidade de aplicativo, que foi desenhado especificamente para esse cenário: cada estande se tornou um ponto de atividade dentro do jogo, e cada atividade completada se tornou também um motivo para os participantes se aproximarem uns dos outros.
O engajamento do Saga com os participantes do Realiza superou as expectativas do Sebrae. Mais de 80% dos participantes realizaram atividades e conheceram os estandes. Destes, 49% foram além e completaram todas as 12 atividades, visitando todos os espaços. O Saga registrou cada interação em tempo real, o que transformou networking, normalmente difícil de medir, em comportamento rastreável.
Ao final do dia, o Sebrae aproveitou o pico de engajamento do público para lançar oficialmente o Missão Empretec, nova iniciativa para Empretecos que está sendo desenvolvida pela AEXP, com lançamento previsto para 2027.
Da concepção à aplicação em pouco mais de 60 dias, para mais de 400 pessoas em um único evento. Esse é o tipo de prazo que separa quem promete gamificação de quem entrega.
Quer um desafio assim resolvido no seu evento ou feira de negócios? Fale com a gente.
Fotos: Divulgação/Sebrae

