Todo ser humano é um jogador por natureza. Afinal, desde que descemos das árvores, gostamos de competir, seja para ver quem joga a pedra mais longe, quem puxa o cipó mais forte ou quem consegue buscar mais frutas em menos tempo. Com o passar dos anos, o homem foi evoluindo, seus jogos foram evoluindo, mas uma coisa nunca mudou: a vontade inata de jogar. Mas você sabe porque você joga? Mais do que isso: sabe qual é seu perfil de jogador?
Richard Bartle, um famoso game designer de jogos baseados no estilo RPG, desenvolveu uma pesquisa em que avaliou milhares de jogadores e seus estilos de jogo. Primeiro, ele dividiu o ato de jogar em duas grandes dimensões:
Ação x Interação;
Orientado para o Cenário x Orientado para o Jogador.
Basicamente, essas dimensões mostram os interesses de cada jogador quando estão enfrentando os desafios propostos. Alguns jogadores tendem a preferir mais ação individual, enquanto outros prezam por interagir com outros jogadores.
Da mesma forma, jogadores podem olhar mais para si ou para o todo. Você pode ter uma visão que privilegia o foco no seu objetivo e personagem ou preferir olhar para o ambiente/cenário que o jogo proporciona.
Os 4 arquétipos de jogador: qual o seu?
As dimensões definidas por Batler são a base para a classificação básica dos 4 arquétipos definidos de jogador. Vamos conhecer cada arquétipo e entender em qual espectro do gráfico de Batler eles se encaixam.
1 - O Conquistador
O Conquistador é o jogador que privilegia a ação individual, mas costuma olhar para o todo. Esse tipo de jogador é orgulhoso e acumulador por natureza. Ele tem orgulho de suas façanhas e adora mostrar isso aos outros. Gosta de acumular pontos, rankings, troféus e quando o jogo não tem metas bem definidas, cria as suas próprias metas para poder ultrapassá-las.
2 - O Explorador
O jogador Explorador é aquele que prefere a interação em detrimento da ação individual, e olha para todo o ambiente. Estes jogadores também podem ser chamados de "fuçadores". Eles adoram procurar caminhos, estratégias e formas diferentes de enfrentar os desafios. Um explorador nunca escolhe o mesmo personagem ou a mesma estratégia. Mesmo que o risco seja a derrota, ele vai tentar outras formas de vencer.
3 - O Socializador
Este tipo de jogador quer interagir o tempo todo. Para o socializador, o jogo é apenas um meio para socializar. Jogadores desse perfil utilizam do jogo para estabelecer amizades, relacionamentos, interações sociais. Eles procuram jogos que promovam essa interação entre jogadores ou até mesmo com personagens virtuais.
4 - O Predador
O Predador é o jogador que privilegia sua ação individual em detrimento da interação, e olha para si primeiro, antes do todo. Como o próprio nome já diz, esse perfil precisa de uma vítima. Um predador busca a vitória. O segundo lugar é o primeiro perdedor. Caso tenha uma vantagem sobre outros jogadores, ele a utilizará até a exaustão para conseguir se sobressair no jogo. Predadores farão tudo aquilo que estiver ao seu alcance para buscar a vitória, não importa se é preciso eliminar alguns outros jogadores no meio do caminho.
Frases comuns para cada tipo de jogador
Entendendo um pouco sobre cada arquétipo, você já pode se identificar. Mas como vamos identificar o perfil dos outros jogadores? O próprio Bartle definiu algumas frases que são comuns nas falas de cada arquétipo:
Conquistadores
“Você matou o dragão? Qual era o tesouro dele?”
“Só mais 4.200 pontos e passo para o próximo nível!”
“Claro que eu te ajudo. Mas qual é a recompensa?”
Exploradores
“Ainda não tentei usar aquela ferramenta, o que ela faz?”
“Como assim você não sabe o caminho mais curto para aquela sala?”
“Eu sei que se eu segurar essa pedra radioativa vou morrer, mas e se eu segurar só um pouco e soltar rápido, depois segurar de novo e soltar e assim vou levando ela?”
Socializadores
“Cheguei atrasado, mas cheguei!”
“Já é minha vez de novo?”
“Pode jogar primeiro, eu espero de boa.”
Predadores
“Não vou dar chance pra ele.”
“Perdeuuuuuuu!”
“Eu ganho!”
Bom, certamente agora você já está começando a entender porque aquele jogo de baralho entre seus tios sempre acaba em briga no final do ano. Muito provavelmente existe um confronto de arquétipos na mesa.
Os perfis de jogadores na prática
Uma dupla formada por um socializador e um predador provavelmente terá problemas em alinhar seus objetivos dentro do jogo. Da mesma forma, um explorador vai querer ficar mudando de estratégia, enquanto um conquistador só quer fazer mais pontos. Mas é claro que tudo pode funcionar bem se as regras do jogo forem bem definidas desde o começo.
Mesmo conhecendo os arquétipos de jogadores, é importante lembrar que, assim como em qualquer outra definição de perfil psicológico, ninguém pertence totalmente a um só perfil. Jogadores podem se comportar de formas diferentes em situações diferentes.
Provavelmente, você será um pouco mais conquistador quando o assunto do jogo for do seu interesse, e talvez mais socializador quando a partida não estiver valendo algum prêmio. Vale sempre lembrar que podemos nos moldar ao ambiente e encarar a experiência de acordo com a expectativa dele. Exemplo: porque eu preciso ser predador hoje se o objetivo da tarefa é testar novas ferramentas? Que tal aplicar meu lado explorador?
Na AEXP, todos os business games são pensados para extrair a melhor experiência possível para cada participante. Por isso, balanceamos nossas soluções levando em consideração a mistura destes perfis em cada jogo:
Conquistadores podem acumular suas conquistas;
Exploradores podem testar mais de uma estratégia durante o jogo;
Socializadores têm sua oportunidade de estar em grupo e dar sua opinião;
Predadores têm o gostinho doce da vitória se jogam bem.
Quer descobrir qual é o seu perfil de jogador? Em breve, aqui, você terá acesso a um quiz, onde saberá exatamente em qual arquétipo você mais se encaixa!
Este artigo foi escrito com base no texto original de HEARTS, CLUBS, DIAMONDS, SPADES: PLAYERS WHO SUIT MUDS, redigido por Richard Bartle.